domingo, 17 de julho de 2011

Março: plano de aula "a caridade e o voluntariado" - 2° ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 2 (A ligação do homem com Deus)
Plano de Aula:  A caridade e o voluntariado – 2° ciclo

Unidade: A ligação do homem com Deus
Tema da aula: Importância de estarmos pertinho de Deus, com Ele no nosso coração, praticando a caridade e exercitando o amor.
Objetivos:
Levar o evangelizando a sentir a ligação do homem com Deus através da prática do bem, da caridade, de ajuda ao próximo, da prece e das boas ações e bons pensamentos.
Conteúdo:
Definição de caridade. Caridade moral e material. A caridade como “amor em movimento”.
Introdução:
  • Relaxamento, prece e músicas.

Desenvolvimento:
  • Breve revisão das aulas anteriores do mês, perguntando quais as formas que nós vimos de ligação com Deus e com o anjo da guarda (prece, religiões e religiosidade, bons pensamentos e atitudes).
  • Questionar se Deus fica contente quando fazemos essas coisas boas.
  • Fazer “jogo da aranha” (spidergram) com o tema “Caridade”: Desenhar no centro de um papel uma elipse com a palavra “caridade” dentro da mesma. Desenhar as “perninhas” da aranha (ver próxima página). Os evangelizandos devem ditar palavras ou idéias que lhe venham à mente quando pensam em caridade para que o evangelizador escreva nas “perninhas” da aranha.
  • Conversar sobre as respostas dadas, observando o que eles pensam sobre caridade. Ver se eles colocaram coisas sobre caridade moral também.
  • Explicar a importância de “DOAR e DOAR-SE”. A caridade é um sentimento de amor ao próximo. “É o amor em movimento.” Devemos ajudar sem esperar nada em troca, pois já temos em abundância o amor de Deus. “Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita”.
  • Resumir a passagem do Evangelho segundo o Espiritismo sobre os infortúnios ocultos, cap. XXIII, enfatizando a parte que a mãe falou que a garota deveria dar algo de si mesma, não material.
  • Explicar o que é voluntariado, a necessidade e felicidade de deixar de lado em alguns momentos a TV, a bola, etc. para levar e trazer alegria a alguém que está numa situação desfavorável no momento.
  • Falar dos trabalhos voluntários que temos no centro, como as abelhinhas, o passe, a Campanha do Quilo, etc. e que eles serão futuros trabalhadores da casa e precisam se preparar para o trabalho.
  • Falar da Visita ao orfanato e pedir ajuda para divulgação, arrecadação e organização.

Atividades: Planejamento de campanha
1.      Planejar, organizar, escrever e executar uma campanha de ajuda ao próximo, como a visita ao orfanato, organizando brincadeiras e lanche. Estabelecer quem vai fazer o quê, estabelecer comissão de arrecadação, de divulgação (entrega de convites aos pais), de brincadeiras, etc.
2.      Planejar também aniversário das vovozinhas para maio. Pensar em fazer bingo com elas ou cantar ou jogral, etc.

Técnicas: Exposição dialogada, planejamento escrito
Recursos:  lápis/caneta, papel, cartolina
Avaliação: Através de participação no grupo.

*Apoio bibliográfico:   

Brincando e Aprendendo o Espiritismo – vol. 4 – cap. 7 – Fora da caridade não há salvação – campanhas
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XIII - “Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita”. Os infortúnios ocultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário