domingo, 17 de julho de 2011

Fevereiro: plano de aula "A criação divina" - Deus - 2º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 1 (A criação divina)
Plano de aula: Deus – Turma: 2º ciclo (10 a 12 anos)

Objetivo: Fazer o evangelizando refletir sobre Deus, causa primeira.

Conteúdo: Conceito de Deus, a criação divina: natureza, seres humanos (reinos animal, vegetal e mineral), a preservação da criação divina.

Introdução:
1.     Relaxamento
2.     Prece
3.     Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e animal preferido
4.     Informar o tema da aula (pode fazer mímica para descobrir o tema)

Desenvolvimento da aula:
Perguntar “Que é Deus?”
“Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.”
 Comentar:
·         Deus não é pessoa ou Espírito, como nós; não tem forma nem sentimentos humanos.
·         Não teve início nem terá fim, não está sujeito a mudanças, imaterial (difere de tudo que é matéria e não se comporta como uma pessoa comum), único, justo e bom.
·         O conhecimento da existência de Deus não ocorre pela fé cega, mas pela análise, observação e constatação do funcionamento harmonioso da Natureza.  
·         Deus não precisa ser temido, nem existe para nos julgar, nem se entristece com nosso comportamento. Por ser superiormente sábio e conhecer profundamente o ser humano, não haveria sentido em nos julgar, ou entristecer-se por fazermos coisas próprias de nosso estágio evolutivo. Por ser imutável, não muda sua forma de agir, não nos oferece perigo, por isso não há motivo para se ter medo.
·         Deus não intervém diretamente nos acontecimentos, mas age através das leis sábias que regem o Universo. A ação das leis de Deus em toda parte, das interações microscópicas no interior do átomo aos movimentos planetários e ao mais fundo dos seres é, em si mesma, prova de que a criação é perfeita desde o início, não exigindo providências de Deus para ajustar os rumos dos acontecimentos e para fazer prevalecer Sua vontade.
·          A relação do ser humano com Deus é feita sem intermediários, através da prece (pensamentos e sentimentos).

Atividades sugeridas:
1º)  Texto e diagrama para a atividade  (ver a dobradura no site da bibliografia)
Enquanto ensina a dobradura, conte a seguinte estória:
Rita Foelker
Era uma vez alguém que ganhou um livro (1).
E ao abrir este livro, conheceu um mundo novo (2). Era como se a janela da sua alma se abrisse (3) para uma nova realidade.
E, então, resolveu sair em busca de tudo o que havia visto naquelas páginas.
De um lugar onde houvesse ao mesmo tempo carinho compartilhado e oportunidades de servir, mas onde se pudesse aprender lições importantes, enriquecendo a inteligência.
Um lugar onde exercitar todos os dias as virtudes que nos conduzem à felicidade e onde a felicidade, mais do que em qualquer outro lugar, tivesse chance de nascer, como o Sol, todos os dias.
Só que ele descobriu que este lugar não existia! Cada criatura é que precisava construí-lo, com seus sonhos (4), com seus sentimentos, com sua dedicação (5), com pequenos gestos de atenção. E ao construí-lo...
… compreendeu o que ele era?  Era o LAR.
 

2º)  Montar uma sequência de dominós que caia a partir de um toque.

Comece fazendo uma linha com giz no chão. Esta linha representa as leis de Deus, ensinada por Jesus, que é o nosso guia.

Entender o significado de “inteligência suprema" e "causa primeira".

Pergunte o que aquilo que estão fazendo tem a ver com o conceito de Causa Primeira.
- Dialogue a respeito e, quando perceber que já compreenderam o conceito, pergunte se já pensaram no porquê de O Livro dos Espíritos dizer que Deus é a causa primeira de todas as coisas. E o que isto significa para nós? Algo poderia existir antes de Deus?
- Para que a brincadeira funcionasse, usamos nossa inteligência.
Como tem de ser uma inteligência capaz de fazer o Universo funcionar?...

Técnicas a serem utilizadas:
 Explanação, jogo dominó e dobradura

Recursos necessários:
1.      Material: Um quadrado de papel (cerca de 15 x 15 cm)
2.     Dois ou três conjuntos de dominó.
Avaliação: Através do diálogo sobre o assunto
Bibliografia:
1. www.edicoesgil.com.br/educador  em 25/02/2008.

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